Comunicação do Robô

O robô pode conversar e envolver-se na conversa com qualquer pessoa sobre qualquer assunto através da sua base de dados linguística. Existem três princípios de funcionamento da base de dados linguística do robô: primeiro o reconhecimento da fala, depois o processamento da pergunta e depois a procura da resposta.

O que é uma base linguística?

A base de dados linguística (ou a base linguística) é constituída por várias respostas de ambos os lados - da pessoa e do robô. Estas respostas são combinadas segundo regras. Por exemplo:

- Olá Robô!

- Olá, o meu nome é Zébot.

O Robô pode dar respostas diferentes:

- Olá Zébot!

- Está um belo dia para conversar

A regra é um conjunto de respostas de um robô que utiliza para responder a frases específicas.

Uma regra pode conter várias respostas, como com a regra "Olá, Zébot" acima. Também pode conter apenas uma resposta. Por exemplo, quando um robô é perguntado sobre a casa de banho e a localização da casa de banho é sempre a mesma, o robô dará sempre indicações para essa mesma localização.


Como funciona a base de dados linguística

A base linguística do robô tem 5 níveis básicos e vários subníveis dentro dos níveis básicos. Em questão de segundos, o robô procura através destes níveis para encontrar uma resposta à pergunta - desde o primeiro nível até ao último.

  1. O primeiro nível contém as respostas do robô ao seu local de trabalho. Este nível é criado individualmente para cada cliente: "Onde encontrar X?", "Como comprar X?", "Que descontos tem?", "Onde está o portão de saída?", etc.
  2. O segundo nível contém perguntas gerais para o robô. É uma base unificada de todos os robôs: "Como estás?", "O que estás a fazer?", "Conta-me uma história", "Quem és tu?", etc.
  3. O terceiro nível é o motor de busca na Internet. Se o robô não conseguir encontrar uma resposta nos dois primeiros níveis, começa a procurá-la na Internet: "O que é um sincrotron?", "Quem é o presidente de Portugal?", "O tempo hoje"
    É importante notar que o robô utiliza apenas fontes relevantes, não a primeira peça de dados relacionados encontrados na Internet.

4.   O quarto nível contém questões de baixa prioridade. Se o robô não consegue encontrar respostas na Internet (geralmente isso envolve perguntas sem resposta clara, perguntas absurdas), ele dá respostas comuns destacando palavras básicas.

- Quanto custa saltar de pára-quedas em Júpiter?

- Penso que é caro.

Uma pessoa pode dizer algo indistinto. Neste caso, o robô pode alterar o tópico ou utilizar frase adicional, ajustada pelo proprietário:

- Yadda yadda yadda.

- O que disse é engraçado.

Já ouviu falar do nosso sistema de descontos?

5.     O quinto nível contém todos os pedidos que não foram reconhecidos pelo robô. Pode acontecer por causa da fala indistinta de uma pessoa, mudança de linguagem ou factores externos diferentes:

- fgjhrkkflkhwrgwjfsml

- Por favor, repita o seu pedido.

Frases e opções adicionais

Frases adicionais ajudam no funcionamento para responder às perguntas do utilizador, canalizando a conversa, permitindo o envolvimento com a pessoa e adicionando elogios, perguntas, piadas ao discurso do robô.

- Zébot, sabe quem é [nome da pessoa]?

- Sim. E eu adoraria dar a esta pessoa algumas das flores da nossa loja.

O sistema de perguntas básicas (chamado sistema de âncora) permite formar diálogos complexos para o robô - por exemplo, scripts de vendas.

Também é possível adicionar vídeos ou fotografias à base linguística, bem como atribuir um conjunto de movimentos e emoções às respostas do robô. Diferentes frases promocionais podem ser usadas e pronunciadas aleatoriamente pelo robô, mesmo quando não há pessoa com quem falar. Estas frases também podem ser atribuídas a utilizadores específicos: variadas por idades, géneros, etc.

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