A evolução da Inteligência Artificial no Ecossistema Digital

16/02/2022

A inteligência artificial no ecossistema digital é essencial para a transformação.

Nos últimos anos, a IA evoluiu para se tornar uma das ferramentas mais poderosas da história da tecnologia para aproximar as máquinas e a humanidade. Na época, a IA limitava-se a especulações e histórias fictícias. Mas no estado moderno, a IA já não está confinada aos laboratórios e laboratórios científicos, em vez disso, tornou-se parte da nossa vida quotidiana. Começando pelos motores de busca, chatbots de call-center, até aos robôs humanóides activados pela IA, existe toda uma gama de produtos e serviços de inteligência artificial que estão disponíveis no mercado, o que não só acelerou o crescimento das capacidades funcionais das indústrias, como também melhorou as nossas condições de vida existentes. A IA é uma prioridade pressionante na era moderna. Várias organizações e instituições governamentais estão a categorizar e a identificar formas seguras de aplicar a IA nas suas operações diárias e a utilizar tecnologias mais avançadas para garantir a sobrevivência dos seus cidadãos.

O Covid-19 é uma das principais razões que impulsionou a adoção da IA. Medida que mais instituições governamentais e empresariais se concentram nos avanços digitais, a implementação de aplicações de inteligência artificial surgiu como o factor predominante para impulsionar o progresso desta iniciativa. À medida que a sociedade se adapta às novas mudanças após a pandemia, os cidadãos globais esperam que os seus governos coloquem a iniciativa "digital-first" como uma prioridade. A IA está também integrada em sistemas para enfrentar as questões das alterações climáticas, prever previsões meteorológicas por organizações científicas, e erradicar o desperdício alimentar, a fome global e a pobreza.

 


.

Para as instituições empresariais, a IA tem permitido a otimização das operações empresariais para as tornar mais produtivas e eficientes. Actualmente, a competência de um líder empresarial reside não só em prever as próximas acções dos concorrentes, mas também em manter-se actualizado sobre a próxima inovação tecnológica e como esta pode ser implementada para impulsionar o crescimento empresarial. A integração da IA nas tarefas operacionais fez com que os executivos seniores compreendessem a importância de aproveitar outras tecnologias avançadas como a análise empresarial, a ciência dos dados, a aprendizagem de máquinas e o SaaS, para realizar actividades operacionais chave e colaborar para além das fronteiras da infra-estrutura empresarial e do ecossistema digital.

Os pioneiros apercebem-se da importância e dos benefícios significativos da IA nesta era de dados críticos. No futuro, a IA e a aprendizagem de máquinas podem mudar radicalmente a forma como percebemos o trabalho, complementando e aumentando as capacidades humanas. Toda a paisagem de trabalho, tanto para os sectores público como privado, foi alterada pela implementação de sistemas cognitivos que utilizam circuitos de feedback para realizar tarefas mais inteligentes. É pertinente para todas as infra-estruturas empresariais e governamentais a cultura de uma mentalidade orientada pela IA na organização, encorajar e incentivar os empregados a melhorar os seus conhecimentos sobre tecnologias emergentes, juntamente com os avanços nos seus respectivos domínios.

Fonte: Analytics Insight